- 1 repolho médio
- 1 xícara de arroz cozido
- 1/2 kg de carne moída
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- sal a gosto
- 4 tomates maduros
- 1 cenoura pequena
- cheiro verde a gosto
Modo de Preparo
Primeiramente prepare a carne moída para o recheio, refogue uma cebola picadinha, o alho amassado e acrescente a carne moída, sal e cheiro verde a gosto. Depois que a carne estiver pronta misture-a com o arroz e reserve. Para cozinhar o repolho coloque água em uma panela grande, um pouco mais de metade da panela com água será suficiente. Quando a água estiver fervendo acrescente sal a gosto e coloque a cabeça de repolho, antes disto lave o repolho e se as primeiras folhas estiverem velhas ou rasgadas retire-as. A medida que o repolho estiver cozido retire as folhas, com uma faca retire a parte mais grossa que fica no meio da folha, mas com cuidado para não rasgá-las. O cozimento das primeiras folhas é rápido, aproximadamente 3 minutos, mas a medida que for retirando as folhas mantenha o fogo baixo para continuar cozinhando as outras folhas. Em um prato abra a folha e acrescente o recheio de carne moída e arroz e enrole o charuto firmemente, dobre a lateral das folhas para dentro do charuto antes de enrolá-lo, pois assim fica melhor fechado. Não acrescente muito recheio, uma colher de sopa cheia deve ser suficiente, para que sobre espaço para enrolar o charuto. Depois de enrolados arrume-os em uma outra panela grande, acrescente um caldo que pode ser feito com cebola refogada no azeite, água, sal, orégano e cheiro verde (ou com o tempero de sua preferência, por exemplo pode ser feito com caldo de galinha) este caldo deve ser suficiente para cobrir os charutos (aproximadamente 2 xícaras de água deve ser suficiente), leve ao fogo para cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Prepare um molho vermelho com os tomates, a cenoura picadinha em cubos, cebola picadinha, cheiro verde e sal a gosto e sirva sobre os charutos.
Observação:
- Rende aproximadamente 10 charutos utilizando uma cabeça de repolho média;
Comida que me lembra família!!! Valeu
ResponderExcluirQue bom Fabi! Também adoro este lado família das receitas. É bonita esta relação entre a comida e nossa memória afetiva. :)
ResponderExcluirSomente assim temos como continuar, e cultivar nossas raízes...Muito obrigado...
ResponderExcluirSomente assim temos como continuar, e cultivar nossas raízes...Muito obrigado...
ResponderExcluirObrigada Bárbara! Muito bom saber que você gostou da receita! Daqui uns dias vou postar uma de perohê (ou pierogi) :)
Excluir