Páginas

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Caldo de Batata Salsa, Abóbora Cabotiá e Inhame

Para combinar com estes dias frios (estou em Curitiba  ...) um caldo bem gostoso! ;)

Ingredientes
  • 2 batatas salsa médias (também chamada de batata baroa ou mandioquinha);
  • 1 porção de abóbora Cabotiá  (aproximadamente 200 gr) ;
  • 1 inhame;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 colher de molho pesto (receita no post anterior)
  • Queijo gorgonzola a gosto (sugestão: 1 colher de sopa); 
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • sal a gosto;

Modo de Preparo:
Corte as batatas salsa, o inhame e a abóbora e cozinhe em recipientes separados com água e um pouco de sal (o tempo de cozimento de cada um é um pouco diferente). Reserve os caldos dos cozimentos de cada ingrediente. Após estarem bem cozidos, amasse-os e reserve. Em uma panela refogue a cebola picada com a manteiga. Acrescente os ingredientes amassados e parte do caldo que foi utilizado no cozimento dos ingredientes. Cozinhe por alguns minutos, misturando bem os ingredientes. Acrescente a colher do molho pesto e o queijo gorgonzola (em pequenos pedaços ou ralado), misture bem.  Acerte o sal se necessário.                                                                           

Bom Apetite!

Observação: Se quiser substituir o gorgonzola por queijo parmesão ralado vai ficar gostoso também! E ao invés do molho pesto pode utilizar também manjericão fresco picadinho e cheiro verde a gosto.

Rendimento: 3-4 pessoas, se não forem muito esfomeadas, se for este o caso então 2 pessoas :)

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Molho Pesto de Pinhão e Castanha do Pará

Aqui vai uma versão de um famoso molho italiano, o Molho Pesto, que originalmente é feito com a semente pinoli, mas já fiz apenas com castanha-do-pará, também já fiz com a mistura de castanha-do- pará e castanha de cajú, pode ser feito também com nozes. Estes dias aproveitando a época de pinhão fiz esta versão com pinhão e castanha-do-pará que ficou muito boa. As proporções dos ingredientes desta receita pode servir de base para qualquer versão do molho que varie apenas as castanhas. O molho pesto pode ser utilizado com diversas massas, com um espaguete ou talharim fica perfeito, não precisa mais nada. Este molho também combina com carnes ou mesmo para dar um toque especial em qualquer outra receita. Depois de pronto pode ser guardado em um vidro na geladeira e parece que fica preservado por até um mês em geladeira, mas aqui o máximo que durou foi uma semana. :)

Ingredientes
  • 1/2 xícara de pinhão cozido 
  • 1/2 xícara de castanha-do-pará 
  • 1 xícara de folhas frescas de manjericão 
  • 2 dentes de alho pequenos (ou 1 grande) 
  • 1 xícara e 1/2 de azeite de oliva 
  • 100 gr de queijo parmesão ralado 
  • sal a gosto

Modo de Preparo:

Primeiramente cozinhe os pinhões. Se quiser podem ser cozidos em panela de pressão (20 minutos de cozimento com pressão). Depois de cozidos descasque os pinhões, corte-os e reserve. Lave as folhas de manjericão em água corrente e com cuidado para não amassá-las. As folhas devem estar secas, para secá-las pode ser utilizado um pano de prato limpo. Distribua as folhas na metade do pano e cubra com a parte restante e com as mãos pressione de forma delicada o pano, para que a água seja retirada das folhas. Leve ao liquidificador (ou multiprocessador) os pinhões, as castanhas, os dentes de alho e o azeite e liquidifique. Quando os ingredientes estiverem bem misturados adicione as folhas de manjericão e liquidifique. Por último acrescente o queijo parmesão ralado e liquidifique novamente. Acerte o sal se for necessário.                                                                               


Bom Apetite!

domingo, 23 de abril de 2017

Coxas e Sobrecoxas de Frango assadas com Abóbora Cabotiá, Batata doce e Batata

E a receita de hoje é simples, mas como teve vários detalhes com os temperos decidi escrevê-la logo aqui para não esquecer. Aí vai:

Ingredientes
  • 2 coxas e sobrecoxas de frango
  • 1/4 de abóbora Cabotiá pequena (aproximadamente 300 gr)
  • 1 batata doce
  • 2 batatas inglesas
  • 2 dentes de alho
  • Pimenta do reino 
  • Pimenta da Jamaica (chamada também de Pimenta Síria)
  • Folhas de manjericão fresco
  • 3 colheres (de sopa) de molho pesto*
  • Sementes de 1 baga de cardamomo
  • 1 ramo pequeno de alecrim
  • 1 pitada de Curry (mistura de temperos: coentro, cúrcuma, feno grego, mostarda, cominho, gengibre, pimenta do reino, pimenta vermelha, pimenta do reino branca, aipo, endro, cravo da índia, noz moscada e canela)
  • Folhas de salsa a gosto
  • Sal a gosto
Modo de Preparo:
Tempere as coxas e sobrecoxas com alho picado (em pedaços bem pequenos!), as pimentas moídas, as folhas de manjericão e sal e deixe marinando. Em uma xícara com um pouco de água coloque as sementes do cardamomo moídas, o ramo de alecrim, um pouco de sal e a pitada de curry e deixe-os de molho por aproximadamente 10 minutos. Após este tempo junte este tempero líquido às coxas e sobrecoxas e deixe marinando por mais uns 20 minutos. Descasque e corte a abóbora e as batatas em fatias grossas. Em uma forma coloque as coxas e sobrecoxas e um pouco do marinado, aos poucos vá encaixando os pedaços da abóbora e as batatas (doce e inglesa). Coloque o molho pesto sobre a carne e os vegetais (salpique um pouco de sal nos vegetais), por último acrescente as folhas de salsa. Cubra com papel alumínio e leve em fogo médio por aproximadamente 30 minutos, retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos. Quando estiver quase assado coloque pequenas porções de manteiga sobre a carne e sobre os vegetais e asse mais um pouco.

Observações

  • * Molho pesto: este fiz com pinhão e castanhas do Pará, em breve vou fazer um post sobre este molho com mais detalhes, mas basicamente neste o que fiz foi levar ao liquidificador uma porção de pinhão cozidos, castanha do Pará, dentes de alho e azeite de oliva. Ao final acrescentei queijo parmesão ralado e sal a gosto e liquidifiquei mais um pouco. Tinha feito o molho para uma outra receita e sobrou então usei um pouco nesta. As proporções aproximadas desta receita de pesto foi: 1 xícara de castanhas e de pinhão picados, 1 xícara de azeite de oliva, 2 dentes de alho, 1 xícara de folhas de manjericão frescas e 100 gr do queijo ralado. Nesta receita o pesto virou uma deliciosa crosta de pinhão e castanha moídos sobre a carne e os vegetais! :)
  • A abóbora Cabotíá fica uma delícia nesta receita, fica muito cremosa e como ela é adocicada combina muito bem com o frango e também com o sabor das outras batatas!
  • A batata doce pode ser utilizada com cascas, só é necessário lavá-las bem antes de fatiar.
  • Se for possível, utilize a batata inglesa orgânica é muito mais saborosa! 
Bom apetite!!!!

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Feijão Fava Cozido para o Almoço

Almoçar todos os dias em casa, apesar de ser obviamente mais trabalhoso apresenta algumas vantagens que fazem valer a pena: consigo controlar melhor o que vou comer, tenho confiança sobre o preparo da comida e modéstia à parte, normalmente fica bem mais gostoso! =D Porém, algumas vezes fica difícil ser criativo e não repetir muito, por isto estou tentando variar também o feijão, não cozinhar apenas um tipo e algumas vezes faço lentilha também, assim o sagrado arroz e feijão de todo dia fica com gostinho variado. Na semana passada pela primeira vez cozinhei feijão fava, aquele feijão gigante, e como ficou muito gostoso decidi colocar a receita simples aqui. Durante a semana, conversando com algumas pessoas elas comentaram que o feijão fava normalmente fica amargo e daí entendi a observação que o moço da feira fez quando eu estava comprando:  "Este pode levar tranquilo porque não está amargo", como estava meio apressada acabei não perguntando por que poderia estar amargo, mas na próxima pergunto. Devido ao que o moço disse, imagino que talvez o fava fique amargo dependendo da época da colheita, ou algo do tipo, de qualquer forma este não ficou. Eu sempre deixo qualquer tipo de feijão de molho de um dia para o outro antes de cozinhar e descarto a água do molho antes do cozimento, talvez isto tenha feito diferença também. "Googleando" vi que algumas pessoas sugerem dar uma pré-fervida no feijão e então trocar a água e cozinhar normalmente para tirar o amargo, mas como disse, apenas deixei de molho e não ficou amargo. Segue aí como preparei:

Ingredientes
  • 300 gr de feijão fava
  • 1/2 cebola (ou 1 cebola pequena)
  • 1 dente de alho
  • Sal
  • Orégano e manjericão frescos
Modo de Preparo:
Antes de cozinhar deixe o feijão de molho na água por ao menos 8 horas. Após o período de molho descarte a água utilizada no molho e coloque o feijão para cozinhar com uma nova água em uma panela de pressão, com sal a gosto. A quantidade de água para o cozimento deve ser de aproximadamente 2 dedos acima do feijão. Se quiser colocar um pouco mais vai ficar com mais caldo, que pode ser aproveitado depois para fazer um pirão ou mesmo para tomar um caldinho a noite (que pode ser incrementado com legumes e/ou pedaços pequenos de linguiça!). Coloque para cozinhar na panela de pressão e deixe por 20 minutos após pegar pressão. Em uma outra panela refogue a cebola o alho e acrescente ao feijão já cozido, deixe ferver por mais 10 minutos, acrescentando o orégano e manjericão na metade deste tempo.

Sugestão de almoço completo:

Carne moída refogada com abobrinha e tomate cereja, arroz branco e salada de rúcula com mais tomatinhos cereja!

Bom apetite! :)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Crepe

Olá! A primeira receita do ano será a mais fácil deste blog até agora, uma massa de crepe! Muito simples e gostosa, você pode fazer para comer a noite e se sobrar massa coloque-a na geladeira, pois no outro dia estará ainda melhor! Vou deixar aqui uma sugestão de recheio simples, mas você recheia com o que quiser. Eu gosto até de rechear apenas com um pouco de geléia de morango, fica como o crepe de sobremesa para finalizar, pois o recheio pode ser doce ou salgado. Então vamos a receita:

Ingredientes

Massa:
  • 1 xícara e 1/2 de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
Sugestão de Recheio:
  • 100 gr de peito de peru
  • 100 gr de queijo mussarela
  • Tomates cereja
  • Folhas frescas de manjericão
  • Orégano
  • Azeite de Oliva
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador e liquidifique até que a massa esteja homogênea. A massa vai ficar um pouco mais líquida do que a de panqueca, pois é isto que garante que os crepes fiquem finos. Após pronta a massa, escolha uma frigideira antiaderente, coloque-a para aquecer e coloque um pouco de manteiga na frigideira (muito pouco mesmo), só para garantir que não vai grudar (isto é importante! especialmente para o primeiro crepe). Se quiser deixar a massa um pouco na geladeira, uns 20 minutos, ajuda a ficar mais fácil não grudar, mas dá para fazer direto sem problemas também. Não coloque uma quantidade muito grande de massa na frigideira (menos de meia concha destas de feijão está bom!), pois isto também determina se o crepe vai ficar mais fino. Após colocar a massa espalhe a bem na frigideira (dando aquele tradicional chacoalho!), assim que estiver pronta de um lado, com cuidado use uma espátula para virar. Em sequência já coloque os ingredientes do recheio, enquanto o crepe está na frigideira ainda, mas em fogo baixo. Primeiro o queijo, peito de peru, tomates cortados em rodelas e o manjericão. Fica pronto rapidinho coloque no prato e finalize com o azeite e orégano e dobre-o na metade, como está a foto. 

Rendimento:
Esta quantidade de massa rende entre 8 e 10 crepes.

Dicas:
Como opções de recheio você pode também aproveitar algo que sobrou, por exemplo, estes dias fiz estrogonofe e sobrou um pouco. A noite utilizei o estrogonofe como recheio do crepe, ficou uma delícia. O mesmo vale para carne moída com molho, que colocando uma fatia de queijo ou ricota, também fica uma maravilha!!!

Bom apetite!!!!